CROCHETAMÃE

Ei, eu quero brincar também…

Desde a primeira infância, inúmeras novas sinapses se formam no cérebro da criança todos os dias e isso é fundamental para o desenvolvimento saudável. O brincar é a atividade mais eficaz para a estimulação infantil, é a linguagem do bebê/criança e com ele podemos acessar e desenvolver inúmeras capacidades.

Estimular a primeira infância é um assunto que tem sido muito comentado nos últimos anos, porém, a estimulação não deve parar por aí. A segunda e terceira infância também merecem essa atenção fundamental para dar continuidade ao desenvolvimento, facilitar a vida escolar, despertar e aprimorar habilidades e aumentar o vínculo familiar.

O que vejo acontecer muito ( e note, não estou julgando porque isso acontece comigo também) são crianças que atingem a segunda ou terceira infância (sobretudo a terceira) e com ela uma fase de maior independência no brincar… e aí vem aquele sossego não é mesmo?! Pois é, confesso que pedi por ele muitas vezes, mas logo notei que não poderia me deixar levar pelo comodismo da folga tão desejada (e merecida).

Senti falta daqueles nossos momentos juntas, das nossas conversas em meio às aventuras dos bonecos e reinos em forma de blocos de montar. Era ali que ela contava sobre seu dia sem eu nem mesmo ter que indagar demais; falávamos sobre questões de gênero, empatia, amizade, família e trabalhávamos, sem parecer lição, tanta lógica e cognição.

Envoltas nos desenhos da moda, jogos e brinquedos reluzentes, as crianças não precisam mais criar nas suas brincadeiras… muitas vezes não precisam mais nem pensar, seguem no toque frio do plástico liso e nas histórias pre moldadas que aprendem na televisão. Parece besteira, mas apenas uma textura diferenciada num brinquedo sensorial já ativa de modo diferente o cérebro e pode gerar sinapses maravilhosas, daquelas fora da caixinha.

As possibilidades são infinitas, tantas quanto a criatividade permitir, mas como uma criança pode criar algo que nunca ouviu ou teve referência alguma? É no brincar que passamos pra elas nossas vivências e criamos novos vínculos, ampliando seu repertório criativo e revivendo o nosso, aquele lá adormecido e que, sem que percebamos, faz tanta falta hoje em dia.

E é pensando em ampliar esse horizonte que estamos desenvolvendo uma linha de brinquedos especialmente voltados para a segunda e terceira infância, onde além das nossas tradicionais vantagens sensoriais e de coordenação motora fina, possamos trabalhar ainda mais a criatividade, lógica, cognição… desafiar as mentes em formação e dos pequenos e as nossas enferrujadinhas também.

Então, fica de olho que terá lançamento em breve… se prepara e vem… vem com a gente brincar de crochê!!!

Deixe um comentário